Como José, todos os pais sejam homens justos

Papa João Paulo II

ANGELUS
Domingo, 19 de Março de 2000

Jubileu dos Artesãos

1. Antes de concluir esta solene Santa Missa, disponhamo-nos a recitar a oração do Angelus em união espiritual com São José, esposo de Maria e guarda do Redentor. Embora neste ano a sua festa litúrgica seja transferida para amanhã, é em homenagem ao Padroeiro dos trabalhadores que vós, caros artesãos, celebrastes hoje o vosso Jubileu. Saúdo todos vós com grande afecto e peço-vos que leveis a minha bênção aos vossos lares e ambientes de trabalho.

A festa de São José convida-nos também a dedicar uma recordação particular aos pais, que nele encontram um exímio modelo evangélico. Desejo assegurar uma especial oração por todos os pais de família, desde os idosos, que conheceram a alegria de se tornar avôs, até aos jovens, talvez em trepidante espera do primeiro filho. Como José, todos os pais sejam homens justos, prontos a qualquer sacrifício pelo bem das suas famílias. E o amor pelas suas esposas e filhos os recompense por toda a fadiga!

2. Agora desejaria pedir-vos, caríssimos Irmãos e Irmãs, que rezeis por algumas intenções específicas. Na próxima sexta-feira, 24 de Março, recordaremos com um especial Dia de oração e de jejum os missionários que derramaram o próprio sangue pelo Evangelho. Também o ano de 1999 foi marcado pelo sacrifício de mais de trinta irmãos e irmãs: sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e leigos, empenhados activamente na evangelização. Do seu testemunho eleva-se a Deus a invocação do perdão e da reconciliação; o seu exemplo seja para todos estímulo e apoio no caminho de conversão do Ano Santo. Recordamo-los na oração juntamente com todos os que, com grande coragem, continuam a trabalhar em primeira fila nas fronteiras da evangelização.

Além disso, peço-vos que oreis pela minha Peregrinação jubilar na Terra Santa, que começará amanhã. Invoco de modo especial a protecção de Maria Santíssima e de São José sobre esta Viagem apostólica, tão rica de significado. Com profunda emoção irei aos lugares em que o Verbo se fez carne, viveu, morreu e ressuscitou para a nossa salvação. Possa esta visita, inspirada unicamente em motivos religiosos, produzir os almejados frutos de bem para a Igreja inteira!


Fonte: http://www.vatican.va/