Na França, Porta Santa é aberta em local de aparição de São José,

Além da Catedral de Toulon, na França, Porta Santa foi aberta em igreja antiga do país e em local de aparição de São José

Aline Casassola
Da França
Catedral de Fréjus (esq.) e de Cotignac, ambas na França / Foto: Aline Casassola
Catedral de Fréjus (esq.) e de Cotignac, ambas na França / Foto: Aline Casassola
Apos a abertura da primeira Porta Santa na Diocese de Fréjus-Toulon, França, no dia 08 de dezembro, foram abertas neste sábado, 12, outras duas portas santas. Os lugares escolhidos foram a cidade de Cotignac e Fréjus.
De acordo com o pároco da Catedral de Fréjus, Padre Casseron, um dos motivos da escolha da catedral se deve ao fato dela ser uma das mais antigas da diocese e ter sido a casa do bispo por muitos anos.
Com uma arquitetura que mistura três períodos o Romano, o Gótico e a Idade Média, a Catedral foi construída no início do século V e este belo cenário também compôs este momento extraordinário que toda a Igreja Católica vive.
A Missa da abertura da Porta Santa foi presidida pelo bispo da diocese, Dom Dominique Rey, e durante a homilia, o prelado destacou a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, recordando que Maria é o espelho da misericórdia.
“Ao contemplar Nossa Senhora podemos descobrir que ela vai nos ensinar e nos ajudar no caminho para a misericórdia. Esta misericórdia que não é somente compaixão humana, mas sim, entrar no coração de Cristo”, afirmou.

Cotignac

Local da aparição de São José
Local da aparição de São José / Foto: Aline Casassola
Outro lugar escolhido foi a cidade de Cotignac que é conhecida pela forte devoção a São José. O local tornou-se conhecido devido à uma aparição do santo, que no dia 7 de junho de 1660, manifestou-se a um jovem pastor, Gaspard Ricard, que conduzia sua manada sobre a vertente de Bessillon, e lhe disse: “Sou José, retire a pedra e beberás”.
Na época esta cidade era conhecida por ser desprovida de água e o povoado passava muita necessidade. Para levantar a pedra indicada seria necessária a força de dez homens, mas o pastor conseguiu sozinho. Ao voltar ao vilarejo, a notícia impressionou o povo, que correu para o local, e até hoje existe ali uma fonte onde as pessoas vão para matar sua sede e pedir milagres.
Muitos são os testemunhos de pessoas que foram curadas pelo uso com fé desta água. Hoje Cotignac é um lugar visitado por peregrinos de todo o mundo, um local conhecido por sua simplicidade e silêncio.

Abertura da Porta da Misericórdia em Cotignac

Durante o sábado, a presença expressiva dos peregrinos testemunhou o forte engajamento do povo de Deus ao apelo feito pelo Papa a toda Igreja: “Este é o momento favorável para mudar de vida! Este é o tempo de se deixar tocar o coração”, cita a bula de proclamação do Jubileu extraordinário da Misericórdia.
“Esta manhã viemos em família nos confessar para bem nos prepararmos e é o jubileu do Papa que nos traz aqui, para obter a indulgência plenária e isso é uma grande graça. Estar aqui em família e com outras pessoas é enriquecedor!”, testemunhou uma família presente no local.

Para ler o artigo direto do site de origem, clique aqui,