DEUS NUNCA DEIXA SÓ A QUEM O SEGUE


MATEUS 13,31-32
            Propôs-lhe outra parábola: “O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que o tomou e semeou em seu campo, embora seja a menor das sementes, quando cresce e a maior das hortaliças e torna-se árvore a tal ponto que as aves do céu se abrigam em seus ninhos”.
            Deus nosso Senhor, ao criar a terra, deu-lhe a potencia e a força para produzir e encarregou o homem de cultivá-la para que desse fruto em beneficio do próprio homem e este glorificou a Deus por sua infinita misericórdia e onipotência divina.
            O homem tem a missão de semear sementes que deem bons frutos, tal missão implica esforços e sacrifícios para preparar a terra e cuidar para que a semente germine, cresça e de frutos.
            Com frequência a bíblia nos fala que os homens são um Deus deseja semear a semente do seu amor. Neste sentido o próprio Cristo veio para semear entre os homens a semente do amor, da verdade, da justiça e da graça no coração dos homens de boa vontade, estes homens têm por sua vez a missão de serem semeadores entre seus semelhantes, conscientes de que toda missão comporta uma diária consagração ao Senhor, aquele que envia a trabalhar em sua messe, o Grande Desejo de Deus é que seu reino se estenda a todos os homens da terra e para isso suscita entre os mesmos homens aqueles que devem ser os portadores desta boa semente do amor.
            Ao longo desta tarefa, Deus nunca deixa só a quem o segue, nem deixa de dar-lhes salários que lhes corresponde, e que o melhor salário é a vida eterna.
            São José foi um destes grandes homens que o Senhor elegeu e chamou para tomar parte na grande missão do reino dos céus. Ele sendo fiel a vontade de Deus, cultivou em seu coração a semente da fé – que o mesmo Deus dá a seus filhos, da humildade, da descrição e da prudência. São José viveu tudo isto dentro de um clima dinâmico, mas silencioso. Desta maneira Deus o preparou para que fosse o guarda zeloso do grande segredo que Deus lhe tinha reservado– ser o pai adotivo de Jesus nosso salvador – e assim que Deus o inclui em seu plano de salvação.
            São José consagrou ao Senhor toda sua vitalidade juvenil – e esta é uma das coisas tão valiosas, pois geralmente se tem a inquietação de colocar as forças e ideias da juventude nas coisas deste mundo e não nos desígnios de Deus – São José preferiu consagrar sua vida aos desígnios de Deus, embora isso significasse para ele sacrifícios, temor do desconhecido, desprendimento de seus próprios ideais e gostos de jovem, assim como de seus próprios bens, exemplo disso aconteceu quando o anjo lhe anuncia que deve tomar o Menino e Maria e fugir para o Egito.
            A vida de São José é um constante modelo para nós que o reconhecemos como patrono e protetor, pois é uma vida de consagração ao amor de Deus – Cristo é a expressão máxima do amor de Deus pelos homens.
           Semeemos esse grão de mostarda que Deus nos deu e façamo-lo florescer como fez São José – que é agora uma destas grandes árvores do Senhor onde muitas congregações como a nossa e muitos fiéis cristãos se colocam debaixo de sua sombra e proteção.
 
Pe. José Ines Hernandes OSJ
México